Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Subconjunto terminológico CIPE® para pacientes com tromboembolismo venoso associado a câncer / ICNP® terminology subset for patients with cancer-associated venous thromboembolism

Vidigal, Paula Dias.
Niterói; s.n; 2018. 169 f p.
Tese em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-906551

Introdução:

Tromboembolismo venoso é uma complicação para pacientes oncológicos associada à elevada morbimortalidade e com tratamento complexo. A assistência de enfermagem é primordial para sua prevenção, identificação precoce e tratamento dessa complicação. O registro das atividades de enfermagem é importante para o compartilhamento do cuidado com os demais membros da equipe de saúde. A Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®) emerge como um meio para o raciocínio clínico e a documentação de dados da Enfermagem.

Objetivos:

O objetivo geral desta pesquisa é propor um subconjunto terminológico CIPE® para pessoas com tromboembolismo venoso associado a câncer. Os objetivos específicos são 1. Elaborar um conjunto de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem CIPE® para pacientes com tromboembolismo venoso associado ao câncer, com base na literatura científica e na prática profissional. 2. Propor novos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem para pacientes com tromboembolismo venoso associado a câncer utilizando os termos constantes na CIPE® versão 2017. 3. Validar o conjunto de declarações de diagnósticos e intervenções junto a enfermeiros peritos.

Metodologia:

Pesquisa metodológica para desenvolvimento e validação de conteúdo de um subconjunto terminológico CIPE® para pacientes com tromboembolismo venoso associado a câncer. A pesquisa foi realizada em um hospital especializado no tratamento de câncer no Rio de Janeiro e os participantes foram 34 enfermeiros. O estudo desenvolveu-se em quatro etapas revisão integrativa da literatura por meio de busca de artigos em seis bases de dados para embasamento na construção dos enunciados pertinentes de diagnóstico e intervenção de enfermagem; mapeamento cruzado e construção de diagnósticos e intervenções de enfermagem, com base no Modelo de Sete Eixos, segundo a CIPE® versão 2017; construção do subconjunto terminológico CIPE®, conforme as Necessidades Humanas Básicas postuladas no referencial conceitual de Wanda Horta; validação de conteúdo das declarações de diagnósticos e intervenções de enfermagem CIPE®, baseada na opinião de enfermeiros peritos.

Resultados:

67 artigos foram incluídos na revisão de literatura. Foram formulados 37 diagnósticos de enfermagem, contemplando 18 Necessidades Humanas Básicas, sendo 11 necessidades psicobiológicas e 07 psicossociais. Três (8,1%) diagnósticos de enfermagem não foram validados Dor aguda em tórax; Percepção sensorial periférica, alta e Inflamação. Com relação às intervenções de enfermagem, apenas os grupos de intervenções para os diagnósticos Percepção sensorial periférica, alta e Inflamação não foram validados.

Conclusão:

O Subconjunto Terminológico CIPE®, após ajustes finais, contém 31 diagnósticos de enfermagem, sendo quatro sugeridos para constar como conceitos précoordenados na CIPE® Edema periférico, unilateral; Edema periférico, crônico; Saturação de oxigênio no sangue, baixa e Conhecimento sobre regime terapêutico, baixo. Sugere-se a validação clínica dos diagnósticos, das intervenções de enfermagem, além da submissão dos quatro diagnósticos elaborados ao Conselho Internacional de Enfermeiras. Este subconjunto de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem facilitará aos enfermeiros a elaboração de planos de cuidado individualizados, otimizando o tempo disponível junto ao paciente durante o cuidado, oferecendo uma prática baseada em evidências ao paciente com tromboembolismo venoso associado ao câncer e aumentando a visibilidade do processo de trabalho do enfermeiro diante da equipe de saúde
Biblioteca responsável: BR1342.1