Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Burnout e fatores associados entre profissionais de enfermagem de hospital municipal no Rio de Janeiro / Burnout and associated factors among nursing professionals of municipal hospital in Rio de Janeiro

Soares, Rafael da Silva.
Niterói; s.n; 2018. 79 p.
Tese em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-909169
Burnout é definida como estresse crônico experimentado pelo indivíduo em seu contexto de trabalho, principalmente, no âmbito das profissões cuja característica essencial é o contato direto com pessoas como os profissionais de enfermagem.

Objetivo:

descrever a prevalência e possíveis fatores associados à síndrome de burnout entre profissionais de enfermagem de setores fechados.

Método:

a pesquisa se deu por meio de estudo epidemiológico observacional, descritivo seccional. A população foi composta por amostra de 85 profissionais da equipe de enfermagem dos setores de terapia intensiva de hospital de grande porte, no município do Rio de Janeiro. O instrumento utilizado foi questionário estruturado com perguntas fechadas, contendo a versão traduzida e validada para o português do Maslach Burnout Inventory. O estudo foi aprovado por comitês de ética de duas instituições. A coleta de dados ocorreu no mês de janeiro de 2018. Foi realizada análise estatística descritiva com medidas de tendência central, de dispersão e análise de frequência. Realizou-se a pontuação de cada subescala do instrumento, acrescidos de desvio-padrão. Para análise dos dados, foi utilizado o software Statistical Package for the Social Sciences® 21.

Resultados:

a prevalência global de suspeição da síndrome de burnout encontrada foi de 40%, onde 24,7% apresentaram esgotamento emocional alto, 18,8% com a despersonificação elevada, e 08,2% com realização profissional baixa. Entre as variáveis sociodemográficas, ter cursado ensino superior (p=0,028) apresentou associação com a síndrome, assim como as laborais categoria profissional enfermeiro (p=0,009), e sentir-se estressado no trabalho (p=0,001).

Conclusão:

é necessário adotar medidas preventivas para o controle de doenças mentais, para evitar prejuízos desnecessários à saúde do profissional de enfermagem, à sua qualidade de vida, à instituição, e até mesmo ao setor previdenciário. O estresse por si é um fator de estímulo a novos desafios, o que remete a ideia de que a organização e características do trabalho da enfermagem acabam por favorecer o surgimento insidioso do burnout
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR 1342.1; D 155.9042, S676