Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condições que levam docentes enfermeiros a assumir cargos de gestão universitária / Conditions that lead teachers to assume university management positions / Condiciones que llevan a que enfermeros docentes asuman puestos de dirección universitaria

Cunha, Kamylla Santos da; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Kahl, Carolina; Lazzari, Daniele Delacanal; Alves, Murilo Pedroso; Klock, Patrícia.
REME rev. min. enferm ; 22: e-1126, 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-912109

Objetivo:

compreender as condições que levam os enfermeiros docentes de uma universidade pública a assumirem os cargos de gestão universitária.

Método:

pesquisa qualitativa com aporte teórico-metodológico na teoria fundamentada nos dados. O cenário do estudo foi uma universidade pública federal e a coleta de dados ocorreu entre maio e setembro de 2016, compondo a amostragem teórica 19 participantes distribuídos em dois grupos amostrais.

Resultados:

os dados evidenciaram que os docentes assumem cargos de gestão universitária por compromisso com o coletivo e por possuírem competências de gestão. Destacou-se a motivação dos docentes para assumirem esses cargos devido a experiências anteriores na gestão de universidades privadas e/ou serviços de saúde.

Conclusão:

os docentes de uma unidade universitária assumem cargos de gestão pelo compromisso com o coletivo e domínios, por experiências acumuladas.
Biblioteca responsável: BR21.2