Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Tempo de residência, habilidades motoras, fluência verbal, sintomas depressivos e suas inter-relações em idosos residentes em instituições de longa permanência / Time of residence, motor skills, verbal fluency, depressive symptoms and their interrelationships among elderly people living in long-term institutions

Batista, Wagner Oliveira.
Niterói; s.n; 2018. 107 p.
Tese em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-913793

OBJETIVOS:

Este estudo investigou os efeitos da residência em instituições de longa permanência para idosos (ILPIs) sobre as habilidades motoras, funções executivas, sintomas depressivos e atividades básicas da vida diária (ABVDs), suas relações e desfechos.

MÉTODOS:

Trata-se de um estudo observacional analítico de corte transversal. Para isso, a amostra foi constituída por residentes em quatro diferentes ILPIs, selecionados de forma não probabilística, totalizando 56 idosos. Destes, 38 (67,85%) do sexo masculino e 18 (32,15%) do sexo feminino, com idade 77,68 ±8,24 anos e 45,01 ±87,36 meses de residência em ILPI. Nos procedimentos experimentais foram adquiridas variáveis sociodemográficas, desempenho nas ABVDs, fluência verbal, sintomas depressivos, medidas cineantropométricas e estabilométricas por plataforma de força. Realizaram-se análises estatísticas descritivas e análise da distribuição. Para as comparações, utilizou-se ANOVA one way ou Kruskal-Wallis, com seus respectivos testes posteriores. O teste ANCOVA foi utilizado para minimizar o efeito das variáveis de confundimento. Para as variáveis ordinais, utilizou-se o teste Qui-quadrado e para as dicotômicas, odds ratio.

RESULTADOS:

O resultado da análise mostrou que os idosos que compuseram esta pesquisa, residentes nas ILPIs, tiveram os resultados abaixo dos pontos de cortes em todos os testes aplicados. Porém, este delineamento não foi capaz de apontar a influência do tempo de residência em ILPI de forma efetiva nestas variáveis. Quando se mensurou os sintomas depressivos, identificou-se uma correlação negativa (rs= 0,318 p<0,05) e diferença entre os subgrupos estratificados por tempo de residência em ILPI. Isso demostra que os idosos residentes em ILPIs têm seus sintomas depressivos mais pronunciados nas etapas iniciais da institucionalização. Assim como no teste Qui-quadrado, que mostra relação entre a maior classificação da escala de depressão geriátrica (EDG) com o menor tempo de institucionalização. Houve a indicação de uma Odds Ratio de 4,6 para que, quando houver sintomas depressivos presentes, o idoso tenha algum tipo de dependência para realizar ABVDs.

CONCLUSÃO:

Este estudo indica que as variáveis pesquisadas nestes idosos estão niveladas abaixo dos índices recomendados, revelando ser atingidas por um "efeito piso", em que os instrumentos ficam incapazes de distinguir diferenças entre grupos e indivíduos. Os sintomas depressivos apresentaram uma variável influenciada pelo tempo de residência de uma forma inversamente proporcional. Essas descobertas insinuam que o atual padrão de institucionalização asilar do idoso é nocivo à qualidade das variáveis estudadas, indicadas pelas múltiplas restrições das habilidades motoras, cognitivas e comportamentais, impostas pela rotina das ILPIs, que se traduz nas respostas adaptativas para falta estímulos
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR 1342.1; T 618.97, B333