Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência e tendência temporal dos fatores de risco e proteção para as doenças crônicas e não transmissíveis no município de Belo Horizonte, MG / Prevalence and temporal trend of risk factors and protection for chronic non-communicable disease in the city of Belo Horizonte

Reis, Barbara de Sá Menezes Teixeira.
Belo Horizonte; s.n; 2018. 90 p. tab.
Tese em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-916334

Introdução:

As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) constituem o maior problema global de saúde e são a principal causa de morte do mundo, juntamente com seus fatores de risco conhecidos, evitáveis e passíveis de intervenção.

Objetivo:

Analisar as prevalências e tendências temporais dos fatores de risco para as doenças crônicas não transmissíveis no município de Belo Horizonte.

Métodos:

Estudo de caráter transversal, em que foram usados dados secundários do inquérito Vigitel para a cidade de Belo Horizonte. Foram calculadas as prevalências, as razões de prevalência e seus respectivos IC95% para o ano de 2016; e análises de tendência temporal entre 2006 a 2016 dos fatores de risco e proteção para DCNT, segundo variáveis sociodemográficas.

Resultados:

Em 2016, a prevalência de tabagismo foi de 10,9%. Aproximadamente metade da população referiu estar com excesso de peso, 49,6%. O consumo de leite e carne com gordura foi de 53,4% e 38%, respectivamente. A prevalência da prática de atividade física suficiente no lazer foi de 40,7%. Os diagnósticos médicos de hipertensão e diabetes foram referidos por 27,8% e 10,1% da amostra, respectivamente. As razões de prevalência mostraram que os fatores de risco investigados foram mais frequentes entre os homens e entre os menos escolarizados. A análise de série temporal aponta aspectos positivos, como o aumento das tendências de fatores de proteção a prática de atividade física no lazer, o consumo recomendado de frutas e legumes e também a redução de fatores de risco o tabagismo, o consumo de refrigerantes, carne e leite com gordura no período de 2006 a 2016.

Conclusão:

É possível concluir que a vigilância dos fatores de risco e de proteção para DCNT permite identificar condicionantes sociais, econômicos e ambientais, e a análise dos dados por capitais pode subsidiar o planejamento de programas e ações locais de prevenção de doenças crônicas e seus fatores de risco, tanto individuais quanto coletivas.(AU)
Biblioteca responsável: BR21.1
Localização: BR21.1; T-WT500, REPR