Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Resilience of the health team in caring for people with mental disorders in a psychiatric hospital / Resiliencia del equipo sanitario en el cuidado a personas con trastornos mentales en un hospital psiquiátrico / Resiliência da equipe de saúde no cuidado a pessoas com transtornos mentais em um hospital psiquiátrico

Brolese, Débora Felippe; Lessa, Greice; Santos, José Luís Guedes dos; Mendes, Jucimara da Silva; Cunha, Kamylla Santos da; Rodrigues, Jeferson.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 51: e03230, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-956647
Resumo OBJETIVO Avaliar e compreender o processo de resiliência da equipe de saúde no cuidado a pessoas com transtornos mentais em um hospital psiquiátrico. MÉTODO Estudo de método misto com triangulação concomitante de dados de um estudo transversal, com profissionais de saúde, e uma Teoria Fundamentada nos Dados. Os dados quantitativos foram coletados a partir da Escala de Resiliência e analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de entrevistas e analisados mediante codificação inicial e focalizada.

Resultados:

Participaram da pesquisa 40 profissionais de saúde. Na escala de resiliência, a média das respostas dos participantes foi 99,80±12,86 pontos, o mínimo foi de 35 e o máximo de 114 pontos. Nos dados qualitativos, destacaram-se o empenho dos profissionais para o desenvolvimento de competências para o cuidado de pessoas com transtornos mentais, a valorização do trabalho em equipe e o impacto positivo no trabalho para a ressignificação do sentido da vida.

Conclusão:

O entendimento desse processo de resiliência possibilita o desenvolvimento de estratégias para a melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores que atuam em hospitais psiquiátricos.
Biblioteca responsável: BR41.1