Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atuação da equipe de enfermagem frente à sexualidade de idosas institucionalizadas / The nursing team's performance towards the sexuality of institutionalized elderly women / Actuación del equipo de enfermería ante la sexualidad de ancianas institucionalizadas

Venturini, Larissa; Beuter, Margrid; Leite, Marinês Tambara; Bruinsma, Jamile Laís; Backes, Carolina.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03302, 2018.
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-956676
RESUMO

Objetivo:

Analisar como a equipe de enfermagem atua frente à sexualidade no cotidiano das idosas institucionalizadas.

Método:

Estudo qualitativo e descritivo, realizado em uma Instituição de Longa Permanência, na região sul do Brasil. Os dados foram coletados nos meses de abril a julho de 2016, por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à Análise de Discurso Francesa Pecheutiana. O estudo respeitou as normas da legislação brasileira para pesquisas com seres humanos.

Resultados:

Participaram do estudo 18 profissionais de enfermagem. As formações ideológicas e imaginárias permearam o discurso dos sujeitos, interpelando o entendimento da sexualidade, sua conformação institucional e a atuação despendida sob as manifestações da sexualidade. Assim, frente à atuação dos profissionais, tornou-se possível identificar dificuldades, como constrangimento, desconforto ou prevalência de crenças pessoais e estratégias. Tais estratégias se diversificaram, desde o uso do humor até as ações diretas repressivas.

Conclusão:

A compreensão da dinâmica da atuação dos profissionais frente à sexualidade permite vislumbrar a necessidade da integralidade no cuidado, tangenciada por formações sociais, ideológicas e imaginárias, o que suscita o imperativo fortalecimento da formação acadêmica e profissional.
Biblioteca responsável: BR41.1