Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Myocardial revascularization: factors intervening in the reference and counter-reference in the hospital setting / Revascularización miocárdica: factores interventores en la referencia y contrarreferencia en el escenario hospitalario / Revascularização miocárdica: fatores interventores na referência e contrarreferência no cenário hospitalar

Cunha, Kamylla Santos da; Kahl, Carolina; Koerich, Cintia; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Meirelles, Betina Hörner Schlindwein.
Rev. bras. enferm ; 71(4): 1817-1824, Jul.-Aug. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958671
RESUMO

Objetivo:

Compreender os fatores interventores no processo de referência e contrarreferência do indivíduo com cardiopatia no cenário da alta complexidade na rede de atenção à saúde.

Métodos:

Pesquisa ancorada na Teoria Fundamentada nos Dados. Totalizou 21 participantes. O cenário de coleta de dados foi um hospital referência cardiovascular no sul do Brasil e ocorreu entre março e junho de 2014.

Resultados:

Evidencia-se como fatores interventores no processo de referência a dificuldade de acesso aos pontos da rede e a telemedicina e a central de regulação para gestão do fluxo de pacientes na rede. Na contrarreferência, o vínculo com o hospital e a ausência de comunicação entre os profissionais da rede.

Conclusão:

Revela a necessidade de reorganização do fluxo de atendimento na RAS, potencializando a APS, expandindo a atuação da média complexidade e ampliando a capacidade da alta complexidade a fim de efetivar o processo de referência e contrarreferência.
Biblioteca responsável: BR1.1