Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Assessment of the preparation and administration of oral medications to institutionalized children / Evaluación del preparo y de la administración de medicinas orales a los niños institucionalizados / Avaliação do preparo e da administração de medicamentos orais às crianças institucionalizadas

Chaves, Caroline Magna Pessoa; Lima, Francisca Elisângela Teixeira; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Matias, Érica Oliveira; Araújo, Patrícia Rebouças.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.3): 1388-1394, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958729
RESUMO

Objetivo:

avaliar o preparo e a administração de medicamentos orais por profissionais de enfermagem a crianças institucionalizadas.

Método:

estudo quantitativo desenvolvido em agosto e setembro de 2016, em um abrigo de Fortaleza, Ceará. Foram realizadas 323 observações do preparo e da administração de medicamentos. Realizaram-se entrevista e observação direta não participante do processo de administração dos medicamentos, cujos dados foram avaliados pela estatística descritiva.

Resultados:

dentre as 29 ações do preparo e da administração dos medicamentos, dez foram consideradas satisfatórias. A higienização das mãos antes de tocar em comprimidos ocorreu em 5,2% das observações e a limpeza dos frascos de medicamentos deu-se em 23,8%. As ações "conferir a criança certa"; "conferir o medicamento com a prescrição" e "verificar a dose certa" obtiveram percentuais inferiores a 15%.

Conclusão:

medidas recomendadas pela literatura para administração de medicamentos não foram, em maioria, adotadas, tornando-se necessários treinamentos e protocolos específicos.
Biblioteca responsável: BR1.1