Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Teaching-learning tendencies and strategies used in the leadership development of nurses / Tendencias y estrategias de enseñanza-aprendizaje utilizadas en el desarrollo del liderazgo del enfermero / Tendências e estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no desenvolvimento da liderança do enfermeiro

Caveião, Cristiano; Peres, Aida Maris; Zagonel, Ivete Palmira Sanson; Amestoy, Simone Coelho; Meier, Marineli Joaquim.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.4): 1531-1539, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-958784
RESUMO

Objetivo:

identificar as tendências e estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas para o desenvolvimento da liderança na disciplina de Administração em Enfermagem em instituições de ensino superior no Brasil.

Método:

não experimental, do tipo survey, descritivo e exploratório, de corte transversal, com abordagem quantitativa.

Resultados:

a estratégia de aula expositiva dialogada foi citada por 241 (91%) docentes, seguida de pesquisa, por 237 (89%), e de discussão ou trabalho em grupo, por 221 (83%). Estratégias referidas como não utilizadas foram aprendizagem em espiral, 166 (636%), e programas on-line, por 151 (57%) docentes. A estratégia que apresenta maior tendência para utilização é a de cursos on-line, 104 (39%).

Conclusão:

entre as estratégias citadas, todas estão alinhadas com as indicações da literatura para o ensino de enfermagem, mas destaca-se o fato de as estratégias e metodologias influenciarem na formação de enfermeiros líderes.
Biblioteca responsável: BR1.1