Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significados do cuidado de enfermagem ao paciente em morte encefálica potencial doador / Significados de cuidado de la enfermería al paciente en muerte encefálica potencial dolor / Meaning of nursing care to brain dead potential organ donors

Magalhães, Aline Lima Pestana; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Sousa, Francisca Georgina Macêdo de; Lanzoni, Gabriela Marcellino de Melo; Silva, Elza Lima da; Mello, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de.
Rev. gaúch. enferm ; 39: e20170274, 2018. graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-960845
Resumo OBJETIVO Compreender os significados do cuidado ao paciente em morte encefálica potencial doador para enfermeiros, e construir um modelo teórico. MÉTODO Estudo qualitativo sustentado na Teoria Fundamentada nos Dados, realizado em dezembro/2010 a junho/2011, por meio de entrevista aberta com 12 enfermeiros de Hospital Universitário, distribuídos em três grupos amostrais. RESULTADOS O fenômeno Desvelando relações e interações múltiplas do enfermeiro na complexidade do cuidado ao paciente em morte encefálica potencial doador sustenta-se por cinco categorias e emerge pela necessidade de organização das práticas de cuidado no contexto da unidade de terapia intensiva, considerando as interveniências na relação entre enfermeiros, equipe e família e revela desafios para o enfermeiro diante da complexidade do processo de cuidar. CONCLUSÕES O significado do cuidado ao paciente em morte encefálica potencial doador está em entender sua complexidade para além de um ser morto, mas como gerador de vida por meio da doação de órgãos.
Biblioteca responsável: BR1.1