Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Surgical site infection in patients submitted to heart transplantation / Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos a transplante cardíaco / Infección del sitio quirúrgico en pacientes sometidos a trasplante cardíaco

Rodrigues, Jussara Aparecida Souza do Nascimento; Ferretti-Rebustini, Renata Eloah de Lucena; Poveda, Vanessa de Brito.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 24: e2700, 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-960947
Resumo

Objetivos:

analisar a ocorrência e os fatores predisponentes para infecção de sítio cirúrgico em pacientes submetidos a transplante cardíaco e verificar a relação entre os casos de infecção e as variáveis referentes ao paciente e ao procedimento cirúrgico.

Método:

estudo de coorte retrospectivo, com exame dos prontuários médicos de pacientes maiores de 18 anos, submetidos a transplante cardíaco. A correlação entre variáveis foi realizada por meio dos testes exato de Fischer e de Mann-Whitney-Wilcoxon.

Resultados:

a amostra foi constituída por 86 pacientes, predominantemente homens, com doença sistêmica grave, submetidos a internações pré-operatórias extensas. Apresentaram sinais de infecção do sítio cirúrgico 9,3% dos transplantados, sendo cinco (62,5%) incisionais superficiais, duas (25%) profundas e um (12,5%) caso de infecção de órgão/espaço. Não houve associação estatisticamente significante entre as variáveis relacionadas ao paciente e ao procedimento cirúrgico.

Conclusão:

não houve associação entre as variáveis estudadas e os casos de infecção do sítio cirúrgico, possivelmente relacionado ao pequeno número de casos de infecção presentes na amostra investigada.
Biblioteca responsável: BR21.1