Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rede de atenção às urgências e emergências: perfil, demanda e itinerário de atendimento de idosos / Red de atención a urgencias y emergencias: perfil, demanda e itinerario de atendimiento de ancianos* / Urgent and emergency care network: profile, demand and flow of elderly to health care points

Antunes, Bárbara Cris Skora; Crozeta, Karla; Assis, Fernanda de; Paganini, Maria Cristina.
Cogit. Enferm. (Online) ; 23(2): e53766, abr-jun. 2018. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: biblio-974963
RESUMO

Objetivo:

caracterizar o perfil, a demanda e o itinerário de idosos cadastrados em uma Unidade Municipal de Saúde, atendidos na Rede de Atenção às Urgências e Emergências de Curitiba.

Método:

pesquisa avaliativa, documental, transversal, de abordagem quantitativa, realizada entre agosto de 2015 e junho de 2016, cuja fontes de dados foram Relatórios de Atendimento na Rede e prontuários eletrônicos de usuários com 60 anos ou mais. A análise foi realizada por estatística descritiva.

Resultados:

identificaram-se 102 idosos que realizaram 160 consultas na Unidade de Pronto Atendimento, 59 (57,8%) eram do sexo feminino, 50 (49%) tinham entre 60 e 69 anos, em 55 (53,9%) a demanda foi considerada "pouco urgente", e 10 foram internados.

Conclusão:

observou-se a demanda de usuários devido a agravos comuns de saúde, sendo necessária a reorganização operacional e gerencial da rede, objetivando adequação do atendimento em todos os seus níveis de complexidade.
Biblioteca responsável: BR501.1