Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Violence against women: historical trajectory of a care program (Curitiba - 1997-2014) / Violencia contra las mujeres: la trayectoria histórica de un programa de atención (Curitiba - 1997-2014) / Violência contra mulheres: trajetória histórica de um programa de atenção (Curitiba - 1997-2014)

Mafioletti, Terezinha Maria; Peres, Aida Maris; Larocca, Liliana Muller; Fontoura, Mariana Purcote.
Rev. bras. enferm ; 71(6): 2907-2915, Nov.-Dec. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977587
RESUMO

Objetivo:

Analisar a trajetória histórica e as contribuições do Programa de Atenção às Mulheres em Situação de Violência de Curitiba.

Método:

Pesquisa com abordagem documental e local, inspirada na Dimensão da História Política, para descortinar relações de poder, representações políticas, símbolos e discursos. Foram utilizadas 88 fontes referentes ao período de 1997-2014. A coleta de dados foi realizada em maio de 2016 e apresentada na modalidade linha do tempo.

Resultados:

A trajetória histórica do programa indica experiência intersetorial e interinstitucional que foi se ampliando e originando importantes inovações na atenção às mulheres pautadas na humanização e na perspectiva da integralidade. Considerações finais Historicizar o Programa contribuiu na reflexão acerca da construção de práticas voltadas ao enfrentamento da violência, a necessidade de ações intersetoriais e olhares que envolvam sua complexidade.
Biblioteca responsável: BR1.1