Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Validation in grounded theory: conversation circles as a methodological strategy / Validación en la teoría fundamentada en los datos: rondas de dialogo como estrategia metodológica / Validação na teoria fundamentada nos dados: rodas de conversa como estratégia metodológica

Adamy, Edlamar Kátia; Zocche, Denise Antunes de Azambuja; Vendruscolo, Carine; Santos, José Luis Guedes dos; Almeida, Miriam de Abreu.
Rev. bras. enferm ; 71(6): 3121-3126, Nov.-Dec. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977613
RESUMO

Objetivo:

Apresentar a validação de um modelo teórico por meio de rodas de conversa em uma pesquisa qualitativa orientada pela Teoria Fundamentada nos Dados.

Método:

Estudo a partir de uma pesquisa de tese desenvolvida em um hospital de referência no Sul do Brasil. Realizaram-se duas rodas de conversa com participação de representantes do "Prisma da Formação", nos meses de outubro e novembro de 2016.

Resultados:

A roda de conversa possibilitou uma abordagem dialógica em profundidade acerca do tema de investigação, ampliando a visão do fenômeno e da pesquisa. Mobiliza o pensamento ao destacar a subjetividade dos sujeitos, ampliando a capacidade de compreensão do grupo e auxiliando no processo de validação de um modelo teórico.

Conclusão:

A roda de conversa emerge como uma potente estratégia para o desenvolvimento de pesquisas qualitativas em enfermagem, mais especificamente na etapa de validação na Teoria Fundamenta nos Dados.
Biblioteca responsável: BR1.1