Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Role-playing: teaching strategy that encourages reflections on nursing care / Role-playing: estrategia de enseñanza que propicia reflexiones sobre la atención de enfermeira / Role-playing: estratégia de ensino que propicia reflexões sobre o cuidado de enfermagem

Sebold, Luciara Fabiane; Boell, Julia Estela Willrich; Fermo, Vivian Costa; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Santos, José Luís Guedes dos.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.6): 2706-2712, 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977678
RESUMO

Objetivo:

Descrever as reflexões de estudantes de enfermagem sobre o cuidado de enfermagem a partir do uso do role-playing.

Método:

Pesquisa qualitativa com abordagem descritivo-exploratória e de base documental. Os dados foram coletados a partir dos portfólios de 32 alunos de um curso de graduação da região Sul. A análise dos dados seguiu as etapas de ordenação, classificação em estruturas de relevância, síntese e interpretação.

Resultados:

Obtiveram-se duas categorias empíricas (1) Sentimentos no ato de cuidar e ser cuidado e (2) Invertendo papéis benefícios para o ser enfermeiro no ato de cuidar. Considerações finais O uso do role-playing como estratégia de ensino para alunos da graduação na temática do cuidado colaborou para despertar reflexões acerca das competências e habilidades necessárias para o ato de cuidar, como também para que os alunos pudessem se "perceber" como enfermeiros, apropriados da essência de sua futura profissão o cuidado.
Biblioteca responsável: BR1.1