Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Good practices for patient safety in the operating room: nurses' recommendations / Buenas prácticas para seguridad del paciente en centro quirúrgico: recomendaciones de enfermeros / Boas práticas para segurança do paciente em centro cirúrgico: recomendações de enfermeiros

Gutierres, Larissa de Siqueira; Santos, José Luís Guedes dos; Peiter, Caroline Cechinel; Menegon, Fernando Henrique Antunes; Sebold, Luciara Fabiane; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Rev. bras. enferm ; 71(supl.6): 2775-2782, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: biblio-977690
RESUMO

Objetivo:

Descrever as recomendações de enfermeiros para boas práticas de segurança do paciente em centro cirúrgico.

Método:

Pesquisa quantiqualitativa, do tipo descritiva e exploratória, desenvolvida a partir de um survey on-line com 220 enfermeiros de centro cirúrgico de diferentes regiões do Brasil. O processamento dos dados para analise textual foi realizado pelo software IRAMUTEQ.

Resultados:

Obtiveram-se oito recomendações (1) Envolvimento da equipe multiprofissional e dos gestores da instituição; (2) Estabelecimento de uma cultura de segurança do paciente; (3) Utilização do checklist de cirurgia segura; (4) Melhoria da comunicação interpessoal; (5) Ampliação da atuação do enfermeiro; (6) Disponibilidade adequada de recursos físicos, materiais e humanos; (7) Busca individual por atualização profissional; e, (8) Desenvolvimento de ações de educação continuada.

Conclusão:

Essas recomendações podem ser utilizadas como estratégias de gestão de cuidado pelos enfermeiros para a segurança do paciente em centro cirúrgico.
Biblioteca responsável: BR1.1