Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Calidad de sueño y somnolencia diurna excesiva en estudiantes universitarios de diferentes dominios / Sleep quality and excessive day drowsiness in university students from different careers / Qualidade de sono e sonolência diurna excessiva em estudantes universitarios de diferentes domínios

Portilla-Maya, Sonia de la; Dussán-Lubert, Carmen; Montoya-Londoño, Diana Marcela; Taborda-Chaurra, Javier; Nieto-Osorio, Luz Stella.
Hacia promoc. salud ; 24(1): 84-96, ene.-jun. 2019. tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-984489
Resumo

Objetivo:

Determinar o estado da qualidade do sono e da sonolência diurna excessiva em universitários de diferentes profissões de formatura em uma universidade pública de Manizales durante o primeiro semestre de 2016.

Metodologia:

pesquisa descritiva correlacional de caráter transversal no que se trabalho com uma amostra de 547 estudantes que de maneira voluntaria participaram na pesquisa. Os instrumentos que se utilizaram foram a escada de sonolência de Epworth e o índice de qualidade de sono de Pittsburgh. Para comparar as diferentes médias das pontuações totais entre estudantes, homens e mulheres, utilizou se o teste t de Student para medias independentes (ou a U de Mann-Whitney, em caso de não existir normalidade nos dados). A dependência entre variáveis qualitativas se determinou mediante o teste Chi-quadrado de Pearson.

Resultados:

Trabalhou se com 258 mulheres (47,2 %) e com 289 homens (52,8 %) cujas idades medias e desvios standard foram de 22,9 anos e 3,8 anos para os homens e de 20,9 anos e 2,7 anos para o caso das mulheres. Encontro se que, em geral, os estudantes tendem a ter uma qualidade de sono que merece atenção e tratamento médico (77,1 %). Além disso, que o 70,3 % presenta sonolência ligeira ou moderada.

Conclusões:

A pobre qualidade do sono e a sonolência diurna se presentam em diferentes áreas de domínio e disciplinas, e não só de formatura em saúde. Precisa se uma maior educação em relação com a higiene do sono.
Biblioteca responsável: CO54.4