Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Propiedades psicométricas de una escala para medir desconexión moral en niños mexicanos / Psychometric Properties of a Scale Measuring Moral Disengagement in Mexican Children / Propriedades psicométricas de uma escala para medir desconexão moral em crianças mexicanas

García-Vázquez, Fernanda Inéz; Valdés-Cuervo, Ángel Alberto; Carlos-Martínez, Ernesto Alonso; Alcántar-Nieblas, Carolina.
Acta colomb. psicol ; 22(1): 107-117, ene.-jun. 2019. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-989077
Resumo A desconexão moral tem como consequência efeitos negativos para o desenvolvimento psicossocial na infância, o que torna necessário contar com escalas para avaliá-la. Neste estudo, foram analisadas as propriedades psicométricas da escala Desconexão Moral em Situações de Assédio em Crianças. Participaram 661 estudantes mexicanos do 5º (51 %) e 6º anos (49 %), 48 % meninas (M idade = 10.51, DP = .64 anos) e 52 % meninos (M idade = 10.59, DP = .68 anos). Foi analisada a validade (estrutura interna e concorrente), invariância de medida para ambos os sexos e confiabilidade da escala. Dos resultados da análise fatorial confirmatória, foi inferido que o modelo de medição multidimensional que mede a justificativa moral, a difusão da responsabilidade e a atribuição da culpa apresenta melhor ajuste aos dados do que o unidimensional. Além disso, foi constatado que a escala apresenta invariância de medida em ambos os sexos e evidências de validade concorrente. Concluise que a escala possui propriedades psicométricas adequadas para a medição da desconexão moral em crianças mexicanas.
Biblioteca responsável: CO320.1