Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evidencias de validez de constructo y de criterio de la Escala Massie-Campbell de Apego Durante Estrés (ADS) / Evidências de validade de constructo e de critério da Escala MassieCampbell de Apego durante o Stress (ADS) / Construct and criterion validity evidences of the Massie-Campbell Scale of Attachment During Stress (ADS)

Nóblega, Magaly; Conde, Gabriela; Nuñez Del Prado, Juan; Bárrig, Patricia; Marinelli, Francesco; Alcántara, Natali; Cárcamo, Rodrigo.
Acta colomb. psicol ; 22(1): 129-140, ene.-jun. 2019. tab, graf
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-989078
Resumo A Escala Massie-Campbell de Apego durante o Stress (ADS; 1983) é um guia de observação da interação entre mães (ou cuidadores) e seus filhos de 6 a 18 meses. Este estudo procura obter evidências de validade de constructo (convergente e divergente) e de critério (sensibilidade, especificidade e valores preditivos) desse instrumento. Para isso, foi avaliado o apego em 32 crianças de oito a dez meses, de Lima, Peru, utilizando o ADS e o Attachment Q-set 3.0 (AQS), de Waters (1995), bem como a sensibilidade de suas mães. Como resultados, constatou-se que as classificações do apego seguro e inseguro dadas a partir do ADS se encontram relacionadas com as pontuações contínuas de segurança do apego do AQS (r = .41, p = .02) e com as classificações dicotômicas (seguro versus inseguro) obtidas a partir deste [χ2 (1, N = 32) = 4.69, p = .03, d = .83]. Além disso, não foram encontradas diferenças significativas na sensibilidade materna das mães das crianças classificadas como seguras e a das inseguras. Tendo em vista que a sensibilidade da escala ADS não atingiu níveis satisfatórios (33.3 %, IC 95 % = [15.48; 56.90]), de maneira exploratória, foi avaliado um ponto de corte de cinco comportamentos seguros, o que melhora sua sensibilidade (47.6 %, IC 95 % = [26.4; 69.7]) e mantém seus níveis satisfatórios de especificidade (90.9 %, IC 95 % = [57.1; 99.5]). Em conclusão, o instrumento mostra adequadas evidências de validade de constructo convergente, mas não divergente; e, ao ser considerado um instrumento de rastreamento, sua sensibilidade, especificidade e valores preditivos precisam continuar sendo estudados a fim de conseguir um ponto de corte com maior validade.
Biblioteca responsável: CO320.1