Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Uma sociopoética do autocuidado: comportamento de estudantes de enfermagem visando à promoção da saúde / A social poetic of the self-care: nursing students behavior aiming the promotion of health

Brandão, Euzeli da Silva; Santos, Iraci dos; Cavalcanti, Ana Carla Dantas; Santana, Rosimere Ferreira; Queluci, Gisella de Carvalho; Azevedo, Suely Lopes de.
Rev. gaúch. enferm ; 30(2): 280-288, jun. 2009. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-545484
Partindo do princípio de que acadêmicos de enfermagem são futuros profissionais do cuidado, este estudo teve como

objetivos:

analisar a compreensão dos mesmos sobre o autocuidado; identificar os cuidados que eles têm e os que gostariam de ter com seu próprio corpo. Para estimular a participação efetiva dos 11 sujeitos, inspirou-se no método sociopoético, formando um grupo-pesquisador. A partir do olhar sobre o cuidar de si, propiciado pela Dinâmica do Corpo como Território Mínimo, os graduandos de enfermagem revelaram as categorias analíticas A consciência do auto (des)cuidado; O desejo de cuidar dos corpos físico, mental e espiritual, que no estudo classificatório denominou-se “Descuidando-se versus desejando cuidar de si”. Conclui-se que é essencial abordar a temática do autocuidado não somente com o profissional enfermeiro, mas também com estudantes de enfermagem, tendo em vista que lhes é fundamental o compromisso com sua saúde para o bem estar e qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR546.1