Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Profile of disable people of a parish in the Diocese of Sobral-Ceará: a quantitative study / Perfil das pessoas com deficiência de uma paróquia da Diocese de Sobral-Ceará: um estudo quantitativo / Perfil de las personas con deficiencias de una parróquia de la Diócesis de Sobral-Ceará: un estudio cuantitativo

Aragão, Antonia Eliana de Araújo; Ponte, Keila Maria de Azevedo; Pagliuca, Lorita Marlena Freitag; Silva, Maria Adelane Monteiro da; Ferreira, Adriana Gomes Nogueira; Sousa, Paulo César Pereira.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-555428
Os resultados de alguns estudos associados às atividades voluntárias realizadas na Igreja Católica contribuíram para desenvolver este estudo. Objetivo traçar o perfil das pessoas com deficiência residentes na Paróquia do Cristo Ressuscitado, na Diocese de Sobral - Ceará.

Método:

Trata-se de um estudo com abordagem quantitativa, realizado no período de julho a setembro de 2009, com 117 pessoas com deficiência residentes no território da paróquia citada. Os dados foram coletados por meio de formulário com perguntas fechadas.

Resultados:

Foram evidenciadas as seguintes prevalências idade entre 21 e 59 anos (51,28%), solteiros (50,43%), aposentados (42,74%), com renda de um salário mínimo (53,85%) e sem instrução (75,21%). Possuem casa própria (71,79%), com água encanada (76,92%), energia elétrica (95,73%), coleta de lixo (73,50%), banheiro com sanitário (71,79%) Destaca-se a deficiência mental presente em 35,90% dos participantes e as deficiências congênitas em 41,03%. A análise multivariada identificou três fatores estatisticamente significativos associados à origem (sede ou distrito) dos indivíduos Água encanada (p < 0,000), iluminação elétrica (p < 0,000) e coleta de lixo (p < 0,000).

Conclusão:

A baixa condição socioeconômica pode contribuir para que as pessoas com deficiência desconheçam seus direitos. Os profissionais de saúde que cuidam dessas pessoas precisam estar sensibilizados para esta problemática, conhecer as leis que os amparam e estimulá-los na luta pelos seus direitos. A enfermagem precisa estar inserida nesse processo, o qual fortalece o desenvolvimento de seu papel social enquanto categoria profissional da área da saúde.
Biblioteca responsável: BR1342.1