Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fundamentos filosóficos e teóricos para novas concepções do cuidar em enfermagem: contribuição da sociopoética / Philosophical and theoretical basis for new conceptions of nursing care: contribution of the social poetic / Fundamentos filosóficos y teóricos para nuevas concepciones del cuidar en enfermería: contribución de la sociopoética

Santos, Iraci dos; Alves, Aila Cristina dos Santos; Silva, Fabíola Soares; Penna, Lucia Helena Garcia; Alvin, Neide Aparecida Titonelli.
Rev. bras. enferm ; 63(4): 644-651, jul.-ago. 2010.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-557396
Este trabalho identifica a aplicação de princípios filosóficos e fundamentos teóricos da sociopoética em novas concepções do cuidar. Revisão sistemática de 30 trabalhos científicos. Categorias delimitadas Dialogicidade no cuidar como instrumento tecnológico; Cuidar em enfermagem como tecnologia não invasiva. Nas novas concepções do cuidar, o cliente é o principal alvo do trabalho em enfermagem. Concluiu-se que os fundamentos da sociopoética foram aplicados revelando uma perspectiva onde a ética do cuidar, traduzida no respeito aos clientes e aos seus saberes para o autocuidado, conduz à autonomia e à solidariedade entre estes e os profissionais. A sociopoética, como método de pesquisa e prática social, revela aspectos orientadores de uma nova perspectiva a ser desenvolvida no cuidar em enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1.1