Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Comunicação entre acadêmicos de enfermagem e clientes com AIDS / Communication between nursing students and patients with Aids / Comunicación entre estudiantes de efermería y pacientes con Aids

Lima, Ivana Cristina Vieira de; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Costa, Ênia; Freitas, Julyana Gomes; Freitag, Lorita Marlena.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 45(2): 426-432, abr. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-589164
Propôs-se analisar a comunicação entre acadêmicos de enfermagem e pacientes com aids quando da realização da punção venosa periférica. Filmaram-se seis duplas (acadêmico-cliente) durante a execução da punção venosa em maio de 2009 em um hospital-dia em Fortaleza-Ceará. Em grupo, quatro juízes avaliaram as cenas das interações estabelecidas entre as duplas. As análises foram categorizadas em Valorização da técnica em oposição à comunicação; Máscara barreira para a comunicação; Invasão do espaço pessoal; Interferência do ambiente na comunicação. Concluiu-se que diferentes fatores dificultaram a efetividade da comunicação, particularmente a necessidade de o acadêmico receber um treinamento sobre a importância do estabelecimento de comunicação no cuidado, de modo a viabilizar uma assistência humanizada e peculiar, na qual a sensibilidade e a empatia se sobreponham ao medo e à insegurança.
Biblioteca responsável: BR1.1