Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Necessidades de orientação de enfermagem para o autocuidado de clientes em terapia de hemodiálise / Needs of nursing guidance for self-care of clients on hemodialysis therapy / Necesidades de orientación de enfermería para el autocuidado de clientes en terapía de hemodiálisis

Santos, Iraci dos; Rocha, Renata de Paula Faria; Berardinelli, Lina Márcia Miguéis.
Rev. bras. enferm ; 64(2): 335-342, mar.-abr. 2011. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-592757

Objetivo:

identificar necessidades de orientação de enfermagem para o autocuidado de clientes em hemodiálise.

Método:

Pesquisa descritiva-exploratória cujos dados foram coletados por meio de entrevista individual com clientes em terapia de hemodiálise, utilizando as concepções de Orem.

Resultados:

43 clientes foram incluídos no sistema de autocuidado totalmente compensatório para as necessidades de orientação terapia nutricional, ingestão de líquidos, complicações da hemodiálise, anticoagulação, prática de atividade física; problemas emocionais, associação a grupos e atividades de lazer.

Conclusão:

A enfermeira, ao administrar as sessões de hemodiálise, é fundamental na orientação dos clientes e familiares. Seu apoio ao cliente no enfrentamento e tratamento da doença renal crônica contribui para que este adquira competência e habilidades nas ações de autocuidado e consequentemente favoreça sua qualidade de vida.
Biblioteca responsável: BR1.1