Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Demandas institucionais e demandas do cuidado no gerenciamento de enfermeiros em um pronto socorro / Institutional demands and care demands in the management of nurses in an emergency unit / Demandas institucionales e demandas de cuidado en la gerencia de enfermeros en una unidad de urgencia

Montezelli, Juliana Helena; Peres, Aida Maris; Bernardino, Elizabeth.
Rev. bras. enferm ; 64(2): 348-354, mar.-abr. 2011.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-592759

Objetivo:

Caracterizar as atividades gerenciais do enfermeiro em um pronto-socorro.

Método:

Pesquisa qualitativa realizada de fevereiro a abril de 2009 por entrevista semi-estrututrada com oito enfermeiros de um pronto-socorro em um hospital-escola de Curitiba, PR, Brasil. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

Emergiram duas categorias Gerência voltada para atender às demandas institucionais, que salienta a ênfase às atividades burocráticas exigidas do enfermeiro por parte do hospital; e Gerência voltada para atender às demandas do cuidado de enfermagem, que prioriza o cuidado como foco da atividade gerencial.

Conclusão:

O estudo atingiu seu objetivo e coadunou os achados da literatura de que a cisão entre cuidado e gerenciamento não encontra eco na atuação do enfermeiro em um pronto-socorro.
Biblioteca responsável: BR1.1