Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evolução do cuidado de enfermagem ao cliente com pênfigo: revisão integrativa de literatura / Evolución del cuidado al enfermo con pénfigo: revisión integradora de literatura / Nursing care evolution to the client with Pemphigus: integrative literature review

Brandão, Euzeli da Silva; Santos, Iraci dos; Carvalho, Magali Rezende de; Pereira, Shimmenes Kamacael.
Rev. enferm. UERJ ; 19(3): 479-484, jul.-set. 2011. ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-618877
O pênfigo é uma doença autoimune caracterizada pelo aparecimento de bolhas na pele e/ou mucosas. O cliente acometido necessita de cuidados de enfermagem específicos.

Objetivo:

identificar os cuidados de enfermagem recomendados aos clientes com pênfigo.

Método:

revisão integrativa de literatura, realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online; Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde; Base de Dados de Enfermagem e United States National Library of Medicine, utilizando os descritores enfermagem e pênfigo, nursing and pemphigus. Dos 31 artigos encontrados, apenas seis atenderam aos critérios de inclusão. Apesar da importância do cuidado de enfermagem para promoção do conforto e prevenção de agravos ao cliente, verifica-se a escassez de artigos relacionados ao tema, principalmente nos últimos anos. Como consequência, observa-se a necessidade de rever técnicas antigas na tentativa de oferecer um cuidado digno a esses clientes.
Biblioteca responsável: BR1366.1