Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Enfrentamentos experienciados por homens que vivem com HIV/Aids no ambiente de trabalho / Coping experiences in the work environment of men living with HIV/Aids / Enfrentamientos experimentados por hombres que viven con HIV/SIDA en el ambiente laboral

Freitas, Julyana Gomes de; Galvão, Marli Teresinha Gimeniz; Araujo, Maria Fátima Maciel; Costa, Ênia; Lima, Ivana Cristina Vieira de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 46(3): 720-726, jun. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-640413
Objetivou-se apreender situações de enfrentamento experienciadas por homens que vivem com HIV/aids no ambiente de trabalho. Estudo qualitativo realizado em ambulatório especializado em Fortaleza-Ceará, de março a junho de 2010, com onze homens infectados pelo vírus. Utilizou-se entrevista semiestruturada, audiogravada, sendo os depoimentos categorizados mediante análise de conteúdo, cujas categorias foram Afastamento do trabalho em virtude da infecção; Subterfúgios para omissão da doença; Desrespeito ao sigilo no ambiente de trabalho; Sofrimento associado ao medo da rejeição e do preconceito; Formas de enfrentamento após o diagnóstico da doença e a importância do trabalho para a realização pessoal. Concluiu-se que os homens infectados pelo HIV enfrentam situações contraproducentes no ambiente de trabalho, evidenciadas principalmente pelo temor da descoberta da infecção e pelo preconceito. Associadas ao enfrentamento, as ausências para o acompanhamento em saúde interferiram no desempenho do trabalho que implicariam no risco de perda do emprego.
Biblioteca responsável: BR1.1