Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidado de enfermagem: percepção dos enfermeiros assistenciais / Atención de enfermería: percepción de los enfermeros asistenciales / Nursing care: how nursing assistants perceive it

Borges, Maria Cristina Leite Araújo; Silva, Lucilane Maria Sales da; Fialho, Ana Virginia de Melo; Silva, Lucia de Fátima da.
Rev. gaúch. enferm ; 33(1): 42-48, mar. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-643927
Pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa realizada em Hospital Universitário da Rede Pública Federal de Fortaleza, Ceará, Brasil. Teve como objetivos compreender a percepção dos enfermeiros assistenciais sobre o cuidado de enfermagem; conhecer as ações desenvolvidas pelos enfermeiros que são reconhecidas como atividades de cuidado. Participaram oito enfermeiras da unidade de terapia intensiva pós-operatória. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas e análise ocorreu através da análise de conteúdo com formação de categorias temáticas e um quadro que permitiram a melhor visualização dos resultados. Evidenciou-se que embora conheçam e conceituem o cuidado de enfermagem, as enfermeiras têm dificuldades em realizar o cuidado amplo, talvez por estarem sobrecarregadas por procedimentos técnicos realizados no ambiente hospitalar.
Biblioteca responsável: BR546.1