Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cross-cultural adaptation and validation of the European Heart Failure Self-care Behavior Scale for Brazilian Portuguese / Adaptação transcultural e validação da European Heart Failure Self-care Behavior Scale para o português do Brasil / Adaptación transcultural y validación de la European Heart Failure Self-care Behavior Scale para el Portugués de Brasil

Feijó, Maria Karolina; Ávila, Christiane Wahast; Souza, Emiliane Nogueira de; Jaarsma, Tiny; Rabelo, Eneida Rejane.
Rev. latinoam. enferm ; 20(5): 988-996, Sept.-Oct. 2012. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-656202

OBJETIVO:

adaptar e validar a European Heart Failure Self-Care Behavior Scale para uso na língua portuguesa do Brasil.

MÉTODOS:

o processo de adaptação cultural (tradução, síntese, retrotradução, revisão por comitê de especialistas e pré-teste) e validação (validade de face, de conteúdo e fidedignidade) foi realizado de acordo com a literatura. A European Heart Failure Self-Care Behavior Scale avalia os componentes-chave para o autocuidado reconhecimento dos sinais e sintomas de descompensação da insuficiência cardíaca (IC) e a tomada de decisão na ocorrência desses sintomas. É composta por 12 questões (variando de 12-60, baixos escores indicam melhor autocuidado).

RESULTADOS:

foram incluídos 124 pacientes com IC com idade de 62,3±12 anos. A consistência interna das questões apresentou um alfa de Cronbach de 0,70 e a reprodutibilidade avaliada pelo coeficiente de correlação intraclasse foi de 0,87.

CONCLUSÃO:

a validade de face, de conteúdo, a consistência interna e a reprodutibilidade conferiram validade e fidedignidade ao instrumento para uso no Brasil.
Biblioteca responsável: BR1.1