Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Pensamento Lean e cuidado do paciente em morte encefálica no processo de doação de órgãos / Lean thinking and brain-dead patient assistance in the organ donation process / Pensamiento Lean y cuidado del paciente con muerte encefálica en el proceso de donación de órganos

Pestana, Aline Lima; Santos, José Luís Guedes dos; Erdmann, Rolf Hermann; Silva, Elza Lima da; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 47(1): 258-264, fev. 2013. ilus, tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-668218
A doação de órgãos é um processo complexo que desafia os profissionais e gestores do sistema de saúde. Este estudo objetiva apresentar um modelo teórico de organização do cuidado ao paciente em morte encefálica e o processo de doação de órgãos, balizado pelas principais ideias do pensamento Lean que possibilitam a melhoria da produção a partir de ciclos de planejamentos e criação de um ambiente propício para o sucesso da sua implementação. O pensamento Lean pode tornar mais eficaz e eficiente o processo de doação de órgãos e contribuir com a sua melhoria, a partir da sistematização das informações e capacitação dos profissionais para a excelência do cuidado. O modelo apresentado configura-se como um referencial disponível para validação e aplicação pelos profissionais e gestores de saúde e enfermagem na prática da gestão do cuidado ao paciente potencial doador de órgãos em morte encefálica e respectiva demanda por transplante.
Biblioteca responsável: BR1.1