Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Políticas, gerência e inovação de grupos de pesquisa para a excelência em enfermagem / Políticas, gerencia e innovación de grupos de investigación para la excelencia en enfermería / Policies, Management and Innovation Research Groups for Nursing Excellence

Lorenzini Erdmann, Alacoque; Guedes dos Santos, José Luis; Klock, Patrícia; Soder, Rafael Marcelo; Marcon Dal Sasso, Grace Teresinha; Erdmann, Rolf Hermann.
Aquichan ; 13(1): 92-103, ene.-abr. 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF, COLNAL | ID: lil-675110

Objetivo:

apontar pressupostos sobre políticas, gerência e inovação de grupos de pesquisa (GPs) de excelência em enfermagem.

Método:

estudo interpretativo, de dialogicidade e reflexividade, realizado com gestores/pesquisadores autores e atores desse processo.

Resultados:

pressupostos para GPs de excelência em enfermagem possui políticas bem definidas e processo gerencial competente e inovador; promove a formação de novos pesquisadores altamente qualificados; produz conhecimentos avançados com infraestrutura física, pessoal, financeira, organizativa e logística adequadas; considera que a prática da produção de conhecimentos é um processo coletivo, dinâmico, contínuo e complementar; integra tecnologias da informação e comunicação na produção, consumo e disseminação do conhecimento. Discussão esses pressupostos podem potencializar as estruturas organizativas e operacionais dos GPs visando a uma maior produtividade e impacto pela aplicação do conhecimento produzido.

Conclusões:

a excelência do GP é fruto de políticas bem definidas, processo gerencial competente, inovador, dinâmico e efetivo, constituindo-se em referência de empreendedorismo e inovação em pesquisa.
Biblioteca responsável: CO243.1