Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Caring for women facing domestic violence: grounded theory / Cuidado ofrecido a la mujer en situación de violencia conyugal: teoría fundamentada en los datos / Cuidado à mulher em situação de violência conjugal: teoria fundamentada nos dados

Gomes, Nadirlene Pereira; Erdmann, Alacoque Lorenzini; Santos, José Luís Guedes dos; Mota, Rosana Santos; Lira, Margaret Olinda de Souza Carvalho e; Meirelles, Betina Hõrner Schlindwein.
Online braz. j. nurs. (Online) ; 12(4)dez 21,2013. ilus
Artigo em Inglês, Espanhol, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-702936

Objetivo:

Compreender os significados atribuídos por profissionais de saúde sobre a gestão do cuidado à mulher em situação de violência conjugal no âmbito da Estratégia Saúde da Família (ESF).

Método:

Pesquisa qualitativa com o método da Teoria Fundamentada nos Dados. Entrevistaram-se 52 profissionais de unidades de saúde em Santa Catarina, Brasil.

Resultados:

A gestão da ESF para o cuidado à mulher deve valorizar a fala das usuárias, a formação de vínculo, a criação de espaços de discussão sobre a temática e a articulação intersetorial e com a universidade. Discussão Os profissionais de saúde devem dar resposta aos problemas da população e, para tanto, precisam de conhecimento sobre violência doméstica, onde se insere a violência conjugal.

Conclusão:

Enquanto ciência preocupada em articular saberes e práticas, a Enfermagem é essencial no processo de organização das unidades de saúde, sobretudo por integrar a equipe e ocupar cargos de gestão no âmbito da ESF.
Biblioteca responsável: BR1342.1