Your browser doesn't support javascript.
loading
Caracterização do termo humanização na assistência por profissionais de enfermagem / Caracterización del termo humanización en la atención por profesionales de enfermería / Description of the term humanization in care by nursing professionals
Chernicharo, Isis de Moraes; Silva, Fernanda Duarte da; Ferreira, Márcia de Assunção.
Afiliação
  • Chernicharo, Isis de Moraes; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. BR
  • Silva, Fernanda Duarte da; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. BR
  • Ferreira, Márcia de Assunção; Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. BR
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 18(1): 156-162, Jan-Mar/2014. tab
Article em Pt | LILACS, BDENF | ID: lil-704653
Biblioteca responsável: BR442.1
RESUMO
Os objetivos deste estudo foram conhecer os dados sociodemográficos que caracterizam os profissionais participantes da pesquisa, identificar os significados atribuídos por profissionais de enfermagem aos termos humanização e não humanização e analisá-los à luz dos preceitos da Política Nacional de Humanização.

Métodos:

Exploratório-descritivo, com aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas a 70 profissionais de enfermagem. Para análise do material utilizaram-se recursos estatístico-descritivos e técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

Aspectos pessoais, subjetivos, morais, éticos e relacionais caracterizam a humanização. A valorização da técnica procedimental, do modelo biomédico e dos problemas emergentes na área de atenção à saúde caracterizam a não humanização. Conclui-se que a assistência de enfermagem voltada aos preceitos da política nacional de humanização é aquela que vai ao encontro dos significados dos próprios partícipes do cuidado, devendo, portanto, ser considerada como coautora no processo saúde-doença. .
RESUMEN

Objetivo:

Conocer los datos sociales y demográficos que caracterizan los profesionales participantes de la investigación, identificar los significados atribuidos por profesionales de enfermería a los termos humanización y no humanización y analizarlos a la luz de los preceptos de la Política Nacional de Humanización.

Métodos:

Exploratorio-descriptivo, con aplicación de encuestas con preguntas cerradas y abiertas a 70 profesionales de enfermería. Análisis estadístico-descriptivo y de contenido.

Resultados:

Aspectos personales, subjetivos, morales, éticos y relacionales caracterizan la humanización. La valoración de la técnica procedimental, del modelo biomédico y de los problemas emergentes en el área de la atención a la salud caracterizan la no humanización.

Conclusión:

Se concluye que la atención de enfermería direccionada a los preceptos de la política nacional de humanización es aquella que se va al encuentro de los significados de los propios partícipes de la atención, debiendo, por lo tanto, ser considerados como coautores en el proceso salud-enfermedad.
Assuntos
Palavras-chave

Texto completo: 1 Bases de dados: BDENF / LILACS Assunto principal: Humanização da Assistência / Equipe de Enfermagem Limite: Adult / Female / Humans / Male Idioma: Pt Revista: Esc. Anna Nery Rev. Enferm Assunto da revista: ENFERMAGEM Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil

Texto completo: 1 Bases de dados: BDENF / LILACS Assunto principal: Humanização da Assistência / Equipe de Enfermagem Limite: Adult / Female / Humans / Male Idioma: Pt Revista: Esc. Anna Nery Rev. Enferm Assunto da revista: ENFERMAGEM Ano de publicação: 2014 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil