Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervening conditions on governance of the nursing practice at an obstetrics centre / Condiciones que intervienen en la gobernanza de la práctica de enfermería en el centro de obstetricia / Condições intervenientes à governança da prática de enfermagem no centro obstétrico

OLIVEIRA, Roberta Juliane Tono de; COPELLI, Fernanda Hannah da Silva; PESTANA, Aline Lima; SANTOS, José Luís Guedes dos; GREGÓRIO, Vitória Regina Petters; ERDMANN, Alacoque Lorenzini.
Rev. gaúch. enferm ; 35(1): 47-54, 03/2014. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-710285
A governança relaciona-se aos processos que conferem aos enfermeiros autonomia, controle e autoridade sobre a prática de enfermagem. Este estudo objetivou identificar as condições intervenientes à governança da prática de enfermagem no centro obstétrico. Pesquisa qualitativa que utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados ocorreu entre janeiro e maio de 2013, por meio de entrevistas semiestruturadas com 27 participantes de um Hospital Universitário do sul do Brasil, divididos em quatro grupos amostrais. A análise dos dados foi realizada mediante codificação aberta, axial e seletiva. A governança é potencializada pela experiência e autonomia profissional, articulação da dimensão assistencial e gerencial, comunicação interpessoal, satisfação e envolvimento com a profissão. E é limitada pela dificuldade de relacionamento interpessoal, sobrecarga de trabalho e estrutura física precária dos setores da Maternidade. O estudo oferece subsídios para a discussão sobre a melhoria do cuidado e da satisfação profissional entre enfermeiros e equipe de enfermagem.
Biblioteca responsável: BR1.1