Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Organizational context and care management by nurses at emergency care units / Contexto organizacional y gerencia del cuidado por enfermeros en unidades de urgencias / Contexto organizacional e gerência do cuidado pelos enfermeiros em unidades de pronto atendimento

Santos, José Luís Guedes dos; Pestana, Aline Lima; Higashi, Giovana Dorneles Callegaro; Oliveira, Roberta Juliane Tono de; Cassetari, Sônia da Silva Reis; Erdmann, Alacoque Lorenzini.
Rev. gaúch. enferm ; 35(4): 58-64, Dec/2014. graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-742005
Este estudo teve por objetivo compreender os significados atribuídos às configurações do contexto organizacional e à atuação dos enfermeiros na gerência do cuidado em uma Unidade de Pronto-Atendimento. Realizou-se uma pesquisa qualitativa que utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta de dados ocorreu de setembro de 2011 a junho de 2012, por meio de entrevistas semiestruturadas com 20 participantes, de duas Unidades de Pronto-Atendimento do sul do Brasil, distribuídos em três grupos amostrais. O contexto da UPA é marcado pela presença de limitações que dificultam a comunicação e a interação entre os profissionais e a busca por atendimento de pacientes com demandas não resolvidas em outros níveis de atenção. Nesse cenário, os enfermeiros destacam-se pelo desempenho da dimensão gerencial do seu trabalho, assumindo a responsabilidade pela gerência do cuidado e pela articulação das ações profissionais em prol de melhores práticas assistenciais.
Biblioteca responsável: BR1.1