Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Home-based nursing interventions improve knowledge of disease and management in patients with heart failure / Intervenções de enfermagem no domicílio melhoram conhecimento sobre a doença e tratamento em pacientes com insuficiência cardíaca / Intervenciones de enfermería en domicilio mejoran conocimiento sobre la enfermedad y tratamiento en pacientes con insuficiencia cardíaca

Azzolin, Karina de Oliveira; Lemos, Dayanna Machado; Lucena, Amália de Fátima; Rabelo-Silva, Eneida Rejane.
Rev. latinoam. enferm ; 23(1): 44-50, Jan-Feb/2015. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-742028

OBJETIVO:

verificar o conhecimento dos pacientes sobre insuficiência cardíaca, por meio de dois Resultados de Enfermagem em ambiente domiciliar, durante um seguimento de seis meses e, correlacionar a média dos seus indicadores com um Questionário de Conhecimento sobre insuficiência cardíaca.

MÉTODOS:

neste estudo tipo antes-depois, pacientes com insuficiência cardíaca receberam quatro visitas domiciliares, durante seis meses, após a alta hospitalar. Em cada visita foram implementadas Intervenções de Enfermagem, mensurados os Resultados e aplicado o Questionário do Conhecimento.

RESULTADOS:

vinte e três pacientes receberam visitas em domicílio. Na visita um, o Resultado Conhecimento Medicação obteve média de 2,27±0,14 e na visita quatro, 3,55±0.16 (P<0,001), e o Resultado Conhecimento Regime Terapêutico 2,33±0,13 na visita um e 3,59±0,14 na visita quatro (P<0,001). A correlação entre o Questionário do Conhecimento e os escores da Classificação dos Resultados de Enfermagem foi de forte magnitude na visita domiciliar um (r=0.7, P<0,01), mas fraca e não significativa na visita quatro.

CONCLUSÃO:

os resultados indicaram progresso do conhecimento sobre insuficiência cardíaca e correlação forte entre a Classificação dos Resultados de Enfermagem e os escores do Questionário do Conhecimento. A Classificação dos Resultados de Enfermagem mostrou-se efetiva na avaliação do conhecimento quando comparada ao instrumento validado. .
Biblioteca responsável: BR1.1