Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perspectivas de adolescentes abrigadas sobre os serviços de saúde no apoio à sua maternidade / Perspectives of sheltered teenagers on the health services in supporting their motherhood / Perspectivas de adolescentes abrigadas sobre los servicios de salud en el apoyo de su maternidad

Penna, Lucia Helena Garcia; Carinhanha, Joana Iabrudi; Martins, Vilma Villar; Lucido, Valéria Aliprandi; Soares, Beatriz Yuan; Fernandes, Gleice da Silva.
Rev. enferm. UERJ ; 21(2): 162-167, abr.-jun. 2013.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-747436
O presente estudo buscou discutir a atuação dos profissionais de saúde em relação à maternidade, na perspectivadas mães adolescentes abrigadas. Pesquisa exploratória, qualitativa com 10 mães adolescentes, realizada em dois abrigos municipais do Rio de Janeiro, em 2009. Realizaram-se grupos focais e os dados foram interpretados segundo análise de conteúdo. Os resultados mostraram aspectos positivos e negativos da atenção prestada, evidenciando que os serviços de saúde têm potencial para ser referência de apoio à maternidade para adolescentes abrigadas, porém as falhas ainda são grandes, principalmente pelo preconceito e falta de sensibilidade dos profissionais às situações de abrigamento e de maternidade vividas por essas jovens. Verifica-se, portanto, a necessidade de os profissionais de saúde conhecer o contexto de vida destegrupo, cujos modos de funcionamento diferem do que se convenciona socialmente.
Biblioteca responsável: BR1366.1