Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Georreferenciación de la oferta de programas de salud pública en cuatro ciudades en el contexto del mercado competitivo del sistema de salud, Colombia 2014 / Georreferenciamento da oferta de programas de saúde pública em quatro cidades no contexto do mercado competitivo do sistema de saúde, Colômbia / Georeferencing provision of public health programs in four Colombian cities within the context of the competitive market of the health system, 2014

Molina, Gloria; Oquendo, Tatiana; Bastidas, Diego; Rodríguez, Sergio; Flórez, Merly.
Iatreia ; 28(3): 223-239, Aug. 2015. ilus, tab
Artigo em Inglês | LILACS, COLNAL | ID: lil-755606

Objetivo:

georreferenciar a oferta de programas de saúde pública das instituições prestadoras de serviços de saúde (IPS) públicas e privadas em quatro cidades colombianas.

Metodologia:

estudo descritivo de corte transversal, desenvolvido a partir da base de dados de IPS habilitadas do Ministério de Saúde e Proteção Social, que oferecem programas de saúde pública.

Resultados:

é maior o número de IPS privadas que oferecem programas de saúde pública; no entanto, estas se concentram em atender à população e as zonas da cidade com melhor nível socioeconômico. A população das zonas mais pobres está sendo atendida quase exclusivamente pelas IPS do setor público.

Conclusão:

num sistema de mercado competitivo a população e as zonas da cidade se segmentam segundo seu nível socioeconômico e não é atraente para o setor privado prover serviços de saúde pública às populações mais pobres.
Biblioteca responsável: CO332