Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nurses' adherence to the Kangaroo Care Method: support for nursing care management / A adesão das enfermeiras ao Método Canguru: subsídios para a gerência do cuidado de enfermagem / La adhesión de las enfermeras al Método Canguro: subvención para la administración del cuidado de enfermería

Silva, Laura Johanson da; Leite, Josete Luzia; Scochi, Carmen Gracinda Silvan; Silva, Leila Rangel da; Silva, Thiago Privado da.
Rev. latinoam. enferm. (Online) ; 23(3): 483-490, May-June 2015. ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-755935
<h2>OBJETIVO:</h2>

construir um modelo teórico explicativo acerca da adesão das enfermeiras ao Método Canguru na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, a partir dos significados e interações para a gerência do cuidado.

<h2>MÉTODO:</h2>

pesquisa qualitativa, guiada pelo referencial da Grounded Theory. Foram entrevistadas oito enfermeiras de uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da cidade do Rio de Janeiro. A análise comparativa dos dados percorreu as etapas de codificação aberta, axial e seletiva, sendo construído um modelo teórico do tipo condicional-causal.

<h2>RESULTADOS:</h2>

emergiram quatro categorias principais que compuseram o paradigma de análise Vestindo a camisa do Método Canguru; Trabalhando com a complexidade do Método Canguru; Encontrando (des)motivação para aplicar o Método Canguru; e Deparando-se com os desafios para a adesão e aplicação do Método Canguru.

<h2>CONCLUSÕES:</h2>

o fenômeno central revelou que cada enfermeira e profissional da equipe possui um papel de multiplicador de valores e práticas que podem ou não ser construtivas, influenciando potencialmente na (des)continuidade do Método Canguru na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Os achados podem ser utilizados para o delineamento de estratégias gerenciais que ultrapassem os cursos e treinamentos e garantam o fortalecimento do modelo assistencial.

.
Biblioteca responsável: BR1.1