Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise de modelo de tomada de decisão de enfermeiros gerentes: uma reflexão coletiva / Análisis del modelo de decisiones decisión de gerentes de la enfermera: un refl exión colectiva / Analysis of the decision-making process of nurse managers: a collective refl ection

Eduardo, Elizabete Araujo; Peres, Aida Maris; Almeida, Maria de Lourdes de; Roglio, Karina de Dea; Bernardino, Elizabeth.
Rev. bras. enferm ; 68(4): 668-675, jul.-ago. 2015. tab, ilus
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-761099
RESUMO

Objetivo:

analisar o modelo de tomada de decisão construído por enfermeiros na perspectiva das teorias da administração sobre processo decisório.

Método:

pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação, realizada de abril a junho de 2012 que, por meio de questionário semiestruturado e seminários, buscou explorar a compreensão de nove enfermeiros gerentes de um hospital público do sul do Brasil sobre processo decisório e a natureza da tomada de decisão. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo.

Resultados:

emergiram duas categorias Situação atual de tomada de decisão, que apresentou falta de sistematização; e Construção coletiva do processo decisório, que enfatiza a necessidade da construção de um modelo de tomada de decisão.

Conclusão:

o modelo de tomada de decisão elaborado é limitado, pois não considera importantes aspectos do processo decisório os limites da racionalidade humana e o ambiente externo e interno das organizações que interferem e determinam as decisões.
Biblioteca responsável: BR1.1