Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Conforto como resultado do cuidado de enfermagem: revisão integrativa / Comfort como resultado de la atención de enfermería: una revisión integradora / Comfort as a result of nursing care: an integrative review

Ponte, Keila Maria de Azevedo; Silva, Lúcia de Fátima da.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 7(3): 2603-2614, jul.-set. 2015. tab, ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF | ID: lil-767348

Objetivo:

Identificar as medidas de conforto como resultado do cuidado de enfermagem nos artigos publicados por enfermeiros brasileiros, levando-se em consideração os fundamentos da Teoria do Conforto de Katharine Kolcaba.

Método:

Revisão integrativa acerca de cuidados de conforto publicada na Biblioteca Virtual em Saúde. Ao usar este descritor foram 4.973 textos. Com os critérios de inclusão íntegra em português online, últimos dez anos e ter enfermeiros entre os autores totalizaram-se 41 artigos. O corpus correspondeu ao conteúdo referido nos artigos como cuidados de enfermagem para proporcionar conforto, totalizando 191 unidades de análise temáticas.

Resultados:

A distribuição destas unidades foi de acordo com os contextos de conforto da teoria 90 (47%) no Contexto Físico; 53 (28%) no Contexto Sociocultural; 33 (17%) no Contexto Psicoespiritual; e 15 (8%) no Contexto Ambiental.

Conclusão:

Existem diversidade de práticas de enfermagem no atendimento às necessidades de conforto da sua clientela.
Biblioteca responsável: BR1208.1