Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Temporalidade da mulher após cirurgia cardíaca: contribuições para o cuidado de enfermagem / Temporalidad de la mujer después cirugía cardiaca: contribuciones para atención de enfermería / Women's temporality after cardiac surgery: contributions to nursing care

Amorim, Thais Vasconselos; Salimena, Anna Maria de Oliveira; Souza, Ívis Emília de Oliveira; Melo, Maria Carmen Simões Cardoso de; Silva, Lúcia de Fátima da; Cadete, Matilde Meire Miranda.
Rev. bras. enferm ; 68(6): 1056-1062, nov.-dez. 2015.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-767775
RESUMO

Objetivo:

desvelar o movimento existencial da mulher após a intervenção cirúrgica cardíaca.

Método:

pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica. Teve como cenário uma instituição hospitalar em Minas Gerais, na qual dez mulheres foram entrevistadas entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012.

Resultados:

após a alta hospitalar, as mulheres vivenciam comprometimentos físicos, sociais e emocionais, desejando a volta do tempo anterior ao diagnóstico, uma vez que ainda se sentem cardiopatas. Essa compreensão vaga e mediana emerge de três unidades de significação, as quais, na perspectiva da hermenêutica heideggeriana, permitiram desvelar o fenômeno da cirurgia cardíaca como um agora que limita o dia a dia das mulheres.

Conclusão:

o enfermeiro, na disposição de ser-com-o-ser-aí-mulher-após-a-cirurgia-cardíaca, deve promover a saúde, considerando as facetas existenciais que se mostram nos momentos de cuidado. Nessa oportunidade de encontros singulares e plenos de subjetividade se revelam as bases para a integralidade da assistência.
Biblioteca responsável: BR1.1