Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Clinical reasoning in undergraduate nursing education: a scoping review / Razonamiento clínico en la enseñanza de licenciado en enfermería: revisión de blanco / Raciocínio clínico no ensino de graduação em enfermagem: revisão de escopo

Menezes, Sáskia Sampaio Cipriano de; Corrêa, Consuelo Garcia; Silva, Rita de Cássia Gengo e; Cruz, Diná de Almeida Monteiro Lopes da.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 49(6): 1032-1039, Dec. 2015. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-767814
Resumo OBJETIVO Este estudo teve como objetivo analisar o estado atual do conhecimento sobre raciocínio clínico no ensino de graduação em enfermagem. MÉTODO Revisão sistemática de escopo mediante estratégia de busca aplicada na base de dados MEDLINE, e análise do material recuperado com extração dos dados por dois revisores independentes. Os dados extraídos foram analisados e sintetizados de forma narrativa. RESULTADOS Das 1380 citações recuperadas na busca, foram mantidas 23 para a revisão, e seus conteúdos foram sintetizados em cinco categorias 1) a experiência de desenvolver o pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 2) estratégias de ensino relacionadas ao desenvolvimento do pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 3) mensuração de variáveis relacionadas ao pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; 4) relacionamento de variáveis envolvidas no pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão; e 5) modelos teóricos de desenvolvimento do pensamento crítico/raciocínio clínico/processo de tomada de decisão por estudantes. CONCLUSÃO O maior desafio para desenvolver o conhecimento sobre o ensino do raciocínio clínico parece ser obter consistência entre as perspectivas teóricas sobre o desenvolvimento de raciocínio clínico e as metodologias, métodos e procedimentos nas iniciativas de pesquisa neste campo.
Biblioteca responsável: BR1.1