Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências clínicas do enfermeiro assistencial: uma estratégia para gestão de pessoas / Competencias clínicas del enfermero asistencial: una estrategia para gestión de personas / Clinical competences of nursing assistants: a strategy for people management

Aued, Gisele Knop; Bernardino, Elizabeth; Peres, Aida Maris; Lacerda, Maria Ribeiro; Dallaire, Clémence; Ribas, Ester do Nascimento.
Rev. bras. enferm ; 69(1): 142-149, jan.-fev. 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF, RHS | ID: lil-771981
RESUMO

Objetivo:

identificar as competências clínicas dos enfermeiros assistenciais de uma organização hospitalar e apreender como os profissionais as adquiriram.

Método:

estudo exploratório, de abordagem qualitativa, realizado em um hospital privado no sul do Brasil, por meio de uma entrevista semiestruturada, nos meses de maio a junho de 2013, com 20 enfermeiros assistenciais.

Resultados:

os enfermeiros assistenciais que atuavam por mais tempo em uma mesma unidade de trabalho apresentaram um maior rol de competências clínicas. A aquisição das competências clínicas ocorreu por meio da interação com outros profissionais; no cotidiano da prática de enfermagem; pelas experiências anteriores e pelo aprendizado formal. Considerações finais a identificação das competências clínicas e o modo como os enfermeiros assistenciais as adquirem podem ser importantes recursos para a gestão de pessoas, que poderá ser utilizado por enfermeiros gestores para melhor alocar esses profissionais e oportunizar o seu desenvolvimento profissional.
Biblioteca responsável: BR1.1