Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Subset of nursing diagnoses for the elderly in Primary Health Care / Subconjunto de diagnósticos de enfermería para ancianos en la atención primaria de salud / Subconjunto de diagnósticos de enfermagem para idosos na Atenção Primária à Saúde

Clares, Jorge Wilker Bezerra; Guedes, Maria Vilaní Cavalcante; Silva, Lúcia de Fátima da; Nóbrega, Maria Miriam Lima da; Freitas, Maria Célia de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 50(2): 272-278,
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF | ID: lil-785760
Resumo OBJETIVO Desenvolver um subconjunto de diagnósticos de enfermagem para idosos acompanhados na Atenção Primária à Saúde, com base no banco de termos para a prática clínica de enfermagem com idosos, na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE(r)) Versão 2013 e no Modelo de Cuidados de Enfermagem. MÉTODOS Pesquisa descritiva, desenvolvida em etapas sequenciadas de construção e validação do banco de termos, elaboração dos enunciados de diagnósticos de enfermagem, com base nas diretrizes do Conselho Internacional de Enfermeiros e no banco de termos, e categorização dos diagnósticos segundo o Modelo de Cuidados. RESULTADOS A partir de 359 termos validados foram elaborados 127 enunciados de diagnósticos de enfermagem, distribuídos segundo as necessidades humanas fundamentais. CONCLUSÃO Acredita-se que esses enunciados servirão de base para o planejamento dos cuidados de enfermagem e utilização de uma linguagem unificada para a documentação da prática clínica de enfermagem com idosos na atenção primária.
Biblioteca responsável: BR1.1