Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Jejum inferior a oito horas em cirurgias de urgência e emergência versus complicações / Ayuno inferior a ocho horas en cirugías de urgencia y emergencia versus las complicaciones intra y posoperatorias / Fasting of less than eight hours in urgent and emergency surgeries versus complication

Martins, Adelita de Jesus Carvalho; Serva, Cristiane Alves de Souza; Fonseca, Tatiane Helena da; Martins, Maria Joana de Lima; Poveda, Vanessa de Brito.
Rev. bras. enferm ; 69(4): 712-717, jul.-ago. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-789036
RESUMO

Objetivo:

verificar a ocorrência de complicações intraoperatórias e pós-operatórias em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência entre janeiro e dezembro de 2012, com tempo de jejum inferior a oito horas.

Método:

conduziu-se um estudo quantitativo, tipo coorte retrospectivo, por meio da análise de prontuários médicos.

Resultados:

foram incluídos 181 prontuários de pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos com duração média de 59,4 minutos, destacando-se a cirurgia de correção de fraturas em 32% dos casos. Foram observadas complicações em 36 (19,9%) dos pacientes, destacando-se o vômito (47,2%); seguido de náuseas (16,7%); necessidade de transfusão sanguínea (13,9%); infecção do sítio cirúrgico (11,1%); e óbito (11,1%). O tempo médio de jejum foi de 133,5 minutos. O tempo de jejum não apresentou correlação estatisticamente significante com as complicações investigadas.

Conclusão:

as complicações intraoperatórias e pós-operatórias estiveram associadas às condições clínicas dos pacientes e não ao tempo de jejum.
Biblioteca responsável: BR1.1