Your browser doesn't support javascript.

Portal de Pesquisa da BVS Enfermagem

Informação e Conhecimento para a Saúde

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Rede e apoio social no cuidado familiar da criança com diabetes / Red y apoyo social en el cuidado familiar del niño con diabetes / Network and social support in family care of children with diabetes

Pennafort, Viviane Peixoto dos Santos; Queiroz, Maria Veraci Oliveira; Nascimento, Lucila Castanheira; Guedes, Maria Vilani Cavalcante.
Rev. bras. enferm ; 69(5): 912-919, set.-out. 2016.
Artigo em Português | LILACS, BDENF | ID: lil-798037
RESUMO

Objetivo:

compreender a influência da rede e apoio social no cuidado à criança com diabetes tipo 1.

Método:

estudo qualitativo, com pressupostos da etnoenfermagem, realizado em serviço de referência especializado no tratamento de diabetes, em 2014, Fortaleza, Ceará, Brasil. Participaram 26 familiares e seus respectivos filhos em idade escolar. O processo de coleta e análise seguiu o modelo observação-participação-reflexão.

Resultados:

as categorias analíticas mostraram que a rede social no cuidado à criança com diabetes favoreceu o compartilhamento de informações e experiências, momentos de descontração e auxílio na aquisição de insumos para o tratamento, com repercussão positiva no contexto familiar, gerando bem-estar e confiança no cuidado da criança com diabetes.

Conclusão:

o cuidado cultural promovido pelo enfermeiro fortalece a rede e o apoio social ao estimular a autonomia na promoção da qualidade de vida de crianças com diabetes tipo 1 e seus familiares.
Biblioteca responsável: BR1.1