Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde Pública

Saúde Pública Brasil - Literatura Científico-Técnica

Imprimir Resultado em

Formato de exportação:

Resultado em

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Occupational hazards of Brazilian solid waste workers: a systematic literature review / Riscos ocupacionais em trabalhadores da limpeza urbana no Brasil: uma revisão sistemática da literatura

Pereira-de-Paiva, Miguel Henrique; Calassa-Albuquerque, Maria da Conceição; Latham, Emily Elizabeth; Furtado-Bezerra, Cleanto; da-Silva-Sousa, Anderson; Cunha-e-Silva-de-Araújo, Liege; dos-Reis, Mayara Rafaela; Ferreira-Luz, Rogério.
Rev. bras. med. trab; 15(4): 364-371, out.-dez. 2017.
Artigo em Inglês | | ID: biblio-876763
Contexto: No Brasil, os profissionais de limpeza urbana desempenham um papel importante em um contexto em que a produção de lixo no país aumenta consideravelmente a cada ano. No entanto, esse trabalho expõe tais trabalhadores a vários riscos ocupacionais, sendo essa questão pouco discutida na literatura. Objetivo: Identificar os riscos ocupacionais aos quais esses trabalhadores estão expostos e fatores associados à sua minimização. Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura utilizando as bases de dados Scientific Scielo, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed. A literatura cinza também foi consultada através do Google Scholar e incluiu estudos publicados em um recorte de dez anos (2006-2016) em português, inglês e espanhol. Resultados: Doze estudos foram identificados e seus resultados mostraram que os trabalhadores de resíduos estão expostos a riscos biológicos, de acidentes, químicos, ergonômicos, físicos e psicossociais. Os riscos diminuem com a aderência a Equipamentos de Proteção Individual e orientação aos trabalhadores, empregadores e população. Conclusão: Dada a escassez de estudos neste campo, há a necessidade de mais pesquisas baseadas em evidências que possam servir de subsídio para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas de saúde visando a redução dos riscos ocupacionais no grupo estudado.