Your browser doesn't support javascript.
Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O enfermeiro no pré-natal de alto risco: papel profissional / The nurse in high-risk prenatal care: professional role / El enfermero en prenatal de alto riesgo: rol profesional

Junior, Antonio Rodrigues Ferreira; Filho, José Tadeu de Oliveira; Alburqueque, Rosalice Araújo de Sousa; Siqueira, Danielle d'Ávila; Rocha, Francisca Alanny Araújo; Rodrigues, Maria Eunice Nogueira Galeno.
Rev. baiana saúde pública ; 41(3): 650-667, jul. 2017.
Artigo em Português | LILACS, CONASS, SES-BA | ID: biblio-906354
O pré-natal de alto risco apresenta-se como importante processo de prevenção e tratamento de morbidade durante a gravidez. Esta pesquisa objetivou conhecer o papel do enfermeiro no atendimento ao pré-natal de alto risco realizado na atenção secundária. Para tanto, realizou-se um estudo qualitativo de caráter exploratório descritivo, desenvolvido nas policlínicas de referência de cinco regiões de saúde que compõem a macrorregião de Sobral, Ceará, Brasil. A coleta das informações ocorreu entre agosto e setembro de 2015, por meio de entrevista semiestruturada, com oito enfermeiros que trabalham na atenção secundária, onde é realizado o pré-natal de alto risco. Os resultados foram discutidos por meio da análise temática e apontaram que o enfermeiro atua timidamente no acompanhamento de gestantes na atenção secundária, embora consiga perceber que seu papel nessa assistência pode e necessita ser ampliado. A atuação desse profissional na área pode ganhar potência com o acolhimento, a educação em saúde e a consulta de enfermagem. Assim, concluiu-se que há necessidade de discussão sobre políticas públicas que possam respaldar a assistência dos enfermeiros durante o atendimento do pré-natal de alto risco na atenção secundária, buscando o desenvolvimento de condutas legalmente amparadas nos serviços de saúde que compõem a rede pública.
Biblioteca responsável: BR15.1